A ciência está a desvendar o nosso cérebro!

A forma como o nosso cérebro processa outros idiomas que não a língua materna é um dos assuntos que tem vindo a intrigar a ciência, tanto que diversos estudos estão a ser realizados nesse sentido.

Um universo fascinante no qual a CristBet se move há mais de 30 anos.

Um estudo recente refere que pensar noutros idiomas, diferente da língua materna, pode levar a decisões mais ponderadas e racionais. Este assunto foi tema de um artigo do El País.

No artigo, destaca-se que uma série de trabalhos científicos recentes revelou uma realidade surpreendente: pensamos e decidimos de forma distinta se processarmos a informação noutro idioma que não seja o materno. Entendemos a ideia ou o problema da mesma maneira, mas, ao fazê-lo numa segunda língua, o resultado será mais ponderado, menos emotivo e mais direcionado para alcançar um resultado útil.

Por outras palavras, noutro idioma, concentramo-nos menos na nossa reação emocional imediata e a nossa tolerância ao risco aumenta, assim como o nosso interesse no resultado final.

Um exemplo de uma aplicação prática seria em negociações que exigem que os intervenientes deixem de lado as suas emoções e opiniões pessoais, concentrando-se nos benefícios que ambos obterão se conseguirem chegar a acordo, como ocorre na ONU e na União Europeia.

Interessante, não é?